sábado, 18 de julho de 2009

Aos Pais #2

"Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar." (Bertrand Russell)

crônicas de futebol - introdução

Gosto de futebol desde que me entendo por gente. Mas pratico já faz uns 20 anos, eita idade véia. Conheço e presenciei algumas histórias interessantes e que explicam muitas coisas das relações humanas. E não poderia ser diferente. No futebol percebemos nuances típicas dos seres humanos. Por exemplo: adversários em um embate para se saber qual é o vencedor e perdedor. Vencedor e perdedor, isto não explica muito as coisas?
Estou para dizer que não. Este esporte, assim como outros, mas mais especificamente o futebol é algo que trascende a realidade, vai além dela. Por causa dele e dos seus atores fazemos comparações, estabelecemos desempenhos, nos tornamos felizes, ou infelizes, nos manifestamos incessantemente. E as lendas e histórias abastecem esta cultura, quando acompanhamos jogos, jogadores e jogadas inesquecíveis, marcantes em nossas vidas.
Assim, postarei algumas historiazinhas que eu conheço, outras que vivi e ainda presencio nas minhas "peladas" esporádicas. Comemorarei essa arte com minha reverência e gratidão, cultura Brazuca: cerveja, churrasco, samba e futebol.